quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Bocejos

Li no outro dia que o acto de colocar a mão à frente da boca quando se boceja tem raízes na mitologia popular, já que antigamente se acreditava que assim se impedia a alma de sair do corpo. Não deixa de ser engraçado verificar que, como tudo o resto na vida, mesmo os gestos mais simples e banais têm uma explicação. E esta história da alma permite-nos perceber o dia-a-dia de outras maneiras. Quem leu o Alquimista e outros que tais conhece (se acredita ou não já é outra história...) a história da formação das Almas. Primeiro só existia uma, que se dividiu e deu origem a outra e assim por diante até existir uma infinidade de Almas. Assim, a cada Alma corresponde uma Alma-gémea que vive num qualquer corpo, numa qualquer pessoa, cabendo a cada um de nós encontrar essa pessoa e essa Alma que nos completa. Por isso, na próxima vez que andarem de metro ou de autocarro ou estiverem ao balcão de um bar e virem alguém que vos faça sentir aquele aperto no estômago e o sangue quente nas veias, as ideias a fugirem e a garganta a ficar seca, não se atrapalhem. Cheguem-se ao pé da pessoa e bocejem discretamente, mas deixem a vossa Alma sair - nem que seja só um bocadinho, por causa da boa-educação. É que as Almas estão sempre à procura da sua metade, que pode estar aqui ou ali ou em qualquer lado; por isso, se a pessoa em questão for a tal, irá bocejar em resposta e deixar a sua Alma correr para a vossa. E aí irá olhar para vocês. E sorrir.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nunca tinha pensado em bocejos dessa forma...
Mas é uma boa tentativa, apenas bocejar, e se a pessoa não for a alma gêmea, pelo menos evita alguns constrangimentos que poderiam vir de palavras já ditas.

12:07 da tarde  
Blogger mokinha said...

por acaso já ouvi dizer k se tapava a boca, não para a alma não sair, mas para 'o diabo não entrar'... mas esta versão tb é engraçada.

muito diferente, este blog... o k não ker dizer k seja menos interessante. 5 estrelas! vou voltar!

10:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito BOM!
Mas se assim fosse, andaríamos por aí, de bocejo em bocejo, na caminhada difícil e tempestuosa, ao encontro da alma gémea...

...Já tenho saudades de sorrir contigo e de ti!
Da piggy

9:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

LINDO! Tiago...
mais uma vez me surpreendeste!
A história das almas eu já conhecia e do bocejo já tinha ideia de ter ouvido algures, mas a junção que tu fazes das duas, a forma como complementas uma com a outra... deixou-me sem palavras...
É uma questão de sensibilidade... identifico-me plenamente com a tua!
Bejos grandes

Marta (a tua alentejaninha) ;)

12:15 da tarde  
Blogger ida said...

Estivemos a falar disto há alguns dias e reparei que coloco sempre a mão à frente da boca quando bocejo!
Vou seguir a tua táctica! Quando vir um miúdo giro, vou bocejar e deixar a minha alma ir até ele!
O pior que pode acontecer é ela achar que eu sou mal educada! E se eu já tiver com os copos, não será nada agradável :)!!!!
Mas acho que é uma perspectiva extremamente romântica!
Se um dia resultar eu aviso-te!!!

12:05 da tarde  
Blogger vi said...

uma teoria interessante sobre bocejos... =) s alguma vez t vir na rua vou experimentar, às tantas és a minha alma gémea e eu n sei... lol tou a brincar =p gostei d teu blog, voltarei.

3:48 da tarde  
Blogger Bernardo said...

de qualquer maneira é rude mostrar a bocarra no meio de pessoas. Esta deve ser uma explicação mais prática para o facto de se colocar a mão à frente dqa boca.

5:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home