terça-feira, agosto 17, 2004

Implosão emocional

Implosão: do Fr. implosion/Ing. implosion, rebentamento para dentro; s. f., conjunto de explosões combinadas de forma a que os seus efeitos tendam para uma área limitada central.

Já há algum tempo que me sinto implodir. Rebento para dentro. Sinto permanentemente explosões múltiplas dentro do pequeno invólucro que é o meu corpo. E isso é mau.
Isto (re)começou na semana passada, quando falei com uma Pessoa Especial. Essa pessoa era, e continua a ser, um perfeito desconhecido para mim, e provavelmente nunca passará disso mesmo - apenas uma cara, mais um grão de areia nesta praia chamada vida. E, no entanto, criou em mim a implosão.
Essa pessoa veio a revelar-se, afinal, o Elemento Precipitador de um estado que, receio bem, seja crónico. Uma sensação de vazio que se espalha gradualmente e me afecta emocional, cognitiva, afectiva e comportamentalmente. E o que é que isso vos interessa, perguntam vocês? Bom, para aqueles que me conhecem e lidam comigo, interessa muito porque nestes períodos torno-me desinteressante, insípido e letárgico. E isso aumenta o meu vazio emocional, porque me faz pensar que as pessoas vão perder a paciência para me aturar. O que é normal. E então o meu comportamento torna-se ainda mais perturbado, os meus afectos ficam desregulados e as minhas cognições (i.e, pensamentos) tornam-se rígidas e desadequadas.
E todo o meu ser entra num Caos intenso, explodindo para aqui e para ali, cada vez mais descontrolado e incontrolável, até que a implosão se transforma numa explosão maciça que trespassa as barreiras do meu corpo e se espalha no exterior, em todas as direcções. E deste Bing Bang que, sei-o agora, é periódico, emerge lentamente a Ordem e com ela a reconstrução de tudo o que foi destruído, juntamente com novas construções antes impossíveis.
Há quem lhe chame Crescimento ou Aprendizagem. Pelo sim pelo não, é melhor abrigarem-se...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Deveria fazer um comentário profundo, mas não o farei...

Deveria analisar os mais profundos sentimentos deste grande amigo meu, mas não o farei...

Conheço-o à demasiado tempo e ...sim!!! É um dos grandes mistérios do ser humano... Ao ler as suas linhas e ver reconhecido, pelo próprio, atitudes e comportamentos que sinto e assisto à tanto tempo.. foi como uma outra GRANDE IMPLOSÃO em mim!

Já estou habituado às suas implosões, e havendo períodos em que se isola para implodir à vontade, cedo ou tarde volta para esta grande familia que é o GRANDE GANG DOS NINJAS BARREIRENSES!!

Podia aqui pedir publicamente que se abrisse mais dentro do seio do GANG e assim expor as causas das implosões, mas não o farei...

Só peço que possa continuar a fazer parte e assistir a essas implosões e tentar descobrir mais sobre este grande mistério do National Geografic que é o Tiagus Mendonçolius.

Anónimo sim, deixo apenas um código para tentares saber quem sou... Pipinho

10:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Implosões??!! Tenho-as todos os dias. Jurei para mim mesma que nunca mais me permitiria senti-las, mas aconteceu!!!
Também tenho uma Pessoa Especial. Conheci essa pessoa no momento certo, nas palavras perfeitas, nos olhares mágicos. Fez-me sorrir e fez com que me sentisse bem. E à tanto tempo que ninguém me fazia sentir tão bem!!!
Desde que essa pessoa especial entrou na minha vida, eu sinto-me implodir a todo o instante!
É uma luta interna que travo comigo própria: é o negar que sinto, o negar que penso, o negar que desejo, o negar que sonho... é o negar de mim!!
E esta metamorfose de sentimentos invade-me, possui-me, destrói-me, mas também me faz renascer. Faz-me sentir viva, faz-me perceber que não perdi a capacidade de amar!
Perdi a luta comigo mesma: deixei que esta implosão me domine, que me torne fraca, que me deixe triste e vazia novamente!!!
Porquê? Porque não poderei ser a sua Musa? Não serei especial? Não serei suficientemente perfeita? Será que não inspiro de nenhuma forma a minha Pessoa Especial?
Será que não percebe o que sinto? Será que não sentiu no meu abraço, nas minhas carícias, no meu olhar, quando lhe beijei as mãos...será que não entendeu o segredo que guardo para mim?
A resposta é simples: existem implosões que nunca, mas nunca, deverão ser expressas em palavras! Porque não existem palavras para descrever momentos inexplicáveis, repletos de implosões que nos fazem perder a cabeça e passar por cima dos nossos valores. Seguir apenas o que sentimos, deixarmo-nos levar pelo desejo, não pensando sequer que nos poderemos magoar ainda mais...
E depois vem o caos: as dúvidas, os medos, o vazio, a revolta...
A minha Pessoa Especial tem o sorriso mais bonito do mundo, uns olhos azuis doces e profundos, que têm tanto para dizer... mas esses mesmos olhos também conseguem ser cruéis: têm a capacidade de me arrancar o coração a sangue frio.
E o resultado desta implosão emocional, originada por circunstâncias que não consegui dominar, faz-me querer tirar essa pessoa da minha vida para sempre!
Apetece-me ser feliz, sorrir, vêr o pôr-do-sol e sentir paz na alma, apetece-me não pensar nele, nem sonhar com ele, apetece-me não sentir a sua falta...
Mas o vazio é tão grande, e a vontade de o ter por perto também...
Mas como um dia alguém muito importante na minha vida me disse: "Mais importante do que permanecer (fisicamante), é a Pessoa Especial ter deixado algo de inesquecível na nossa vida. Não importa se foi apenas uma palavra, ou um simples gesto que mais ninguém percebeu a não ser tu! Se te lembrares sempre do que essa pessoa te deixou, mesmo que ela esteja longe e até possa estar com outra pessoa e nem sequer pensar em ti, esse alguém especial será sempre parte de ti!"
Por isso, a minha Pessoa Especial nunca será um desconhecido, nem um perfil sem rosto. A minha Pessoa Especial terá sempre um rosto, um nome, uma morada... e será sempre importante, porque fez-me viver momentos que jamais esquecerei...
Quanto às implosões, terei que continuar a viver com elas!!!
É esta a harmonia do Caos!!!

Ida

11:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home